Contadores de histórias



                Todos os dias há novos livros que dão entrada na Base de dados desta BE. Estes são dois dos muitos que têm entrado ao longo desta última semana. Quase todos foram oferecidos por alunos, pais e professores. A todos um MUITO OBRIGADO !




"Os livros", por José Jorge Letria

Apetece chamar-lhes irmãos,
tê-los ao colo,
afagá-los com as mãos,
abri-los de par em par,
ver o Pinóquio a rir
e o D. Quixote a sonhar,
e a Alice do outro lado
do espelho a inventar
um mundo de assombros
que dá gosto visitar.
Apetece chamar-lhes irmãos
e deixar brilhar os olhos
nas páginas das suas mãos."




Neste outono de 2013, chegaram muitos livros novos à nossa biblioteca. Alguns, estão nesta página : Hoje Não Quero Dormir!!; Presos; O pássaro da alma; A Ovelhinha Preta ... e muitos mais! Só têm que vir cá vê-los e... lê-los. Aqui fica mais um que também já chegou.











Era uma vez um rapaz que gostava muito de estrelas.À noite, ia para a janela observar as estrelas e sonhar que um dia teria uma só dele. Imaginava que seriam amigos e brincariam às escondidas. E decidiu partir em busca de uma estrela. Quando finalmente apareceu uma estrela no céu, trepou ao cimo de uma árvore, pediu ajuda a uma gaivota e saltou o mais alto que pôde. Mas nunca conseguia alcançá-la. Foi então que deu com uma estrela dourada e brilhante a flutuar…







Agora que estamos no Verão, os dias são longos e há mais tempo para ler, eis aqui algumas sugestões para a pequenada ... e não só.

“O Jardim Curioso”


Aqui estamos tão longe da natureza que pura e simplesmente nos esquecemos dela. Este livro lembra-nos que ela existe e  nos mostra-nos a sua riqueza.
O Jorge descobre umas plantas a morrer numa linha férrea e cuida tão bem delas que cria um jardim diferente: irrequieto e curioso que invade com cor e alegria a cidade triste e cinzenta.




Hoje Não Quero Dormir!!! - de Alexandre Honrado e Natalina Cóias

A Princesa Morena, tão igual a tantos outros pequenos príncipes e princesas, sempre que a noite caía no seu Reino do Colchão Novo gritava: "- Hoje Não Quero Dormir!". Com medo do escuro ou zangada porque o dia de brincadeira tinha chegado ao fim, punha-se de olhos arregalados e nem o Guarda nem a Chefe do Castelo a conseguiam sossegar... Um livro maravilhoso, uma história para sonhar com dragões anões e elefantes gigantes e muito, muito mais...

“Adoro Chocolate”

Mais um livro maravilhoso da Kalandraka! Mil e uma razões para continuar a adorar chocolate! De Davide Cali com ilustrações de Evelyn Daviddi.



“ Presos”

Tudo começou quando o papagaio do rapaz ficou preso numa árvore. Mas o verdadeiro problema surgiu quando ele atirou um sapato para soltar o papagaio e este também ficou preso na árvore. Seguiram-se uma escada, um balde de tinta, um orangotango e uma baleia, que se encontrava no sítio errado à hora errada. E isto foi apenas o início de tudo. Se ao menos o rapaz conseguisse ter uma ideia que o ajudasse a resolver as coisas… 





 
"Alice entre as gravuras"
"Estava a chover e não se podia ir para o pátio... Alice, contrariada, tirou da estante um velho livro de histórias ilustrado.
Olhou para a primeira página com um bocejo...à terceira página estava tão interessada que mergulhou no livro de cabeça para baixo...".Esta é a deliciosa Alice, de Giani Rodari, para lermos de um trago num dia assim!


E agora um dos nossos preferidos...

"O pássaro da alma"


 " No fundo, bem lá no fundo do corpo, mora a alma.
Ainda não houve quem a visse,
Mas todos sabem que ela existe.
E não só sabem que existe,
Como também sabem o que lá tem dentro.

Dentro da alma,
Lá bem no centro,
Pousado numa pata
                                        Está um pássaro.
                                        E o nome do pássaro é pássaro da alma.
                                        E ele sente tudo o que nós sentimos:

Quando alguém nos magoa,
o pássaro da alma agita-se para lá
 e para cá em todos os sentidos
dentro do nosso corpo,
sofre muito.

Quando alguém nos ama,
O pássaro da alma dá pulinhos
De contente,
Para trás e para a frente,
Vai e vem...




 Duas sugestões para este mês, em que temos "O dia da Mãe". Vamos lê-los aos meninos! Ou  deixá-los ler...


 " A mãe que chovia" de José Luís Peixoto


"A mãe explicava-lhe que, no mundo inteiro, só ela sabia chover. Era por isso que viajava tanto.”
Um livro maravilhoso! E de uma grande ternura.



"Coração de Mãe"
                 de Isabel Minhós Martins

Ilustrações: Bernardo Carvalho
Edição: Planeta Tangerina
Afinal o coração de mãe não é só um músculo que bate sem parar. É um lugar mágico onde acontecem as mais extraordinárias das coisas...




E da mesma autora e editora, este livro...

"Pê de Pai" de Isabel Minhós Martins

Ilustrações: Bernardo Carvalho
Edição: Planeta Tangerina
Um pai é capaz de se transformar nas coisas mais incríveis: numa boia, num escadote, num colchão ou num esfregão... Um livro que nos fala da relação de cumplicidade entre pai e filho. E que convida filhos e pais a descobrirem-se juntos ao virar de cada página. 




 



Aconselhamos estes quatro livros, especialmente agora que aqui vamos ter "A Semana da Diferença"

“ Ovelhinha Preta” de Elizabeth Shaw

A tolerância à diferença num livro muito especial de Elisabeth Shaw, com ilustração a preto e branco. De uma grande simplicidade, mas eficaz. Um livro que nos leva a pensar. 


"Nadadorzinho" de  Leo Lionni

"Algures, num cantinho no mar, vivia um cardume de peixinhos. Todos eram vermelhos, excepto um deles, que era tão preto, como a casca de um mexilhão." 
O valor da diferença e o respeito que se deve a quem - por cultura ou aspecto físico - não partilha das características comuns, reflecte-se nas primeiras páginas deste livro.
“ O Meu Amor” de Beatrice Alemagna
"Eu sou um animal estranho. Uma coisa esquisita, com pêlos de cão e cabeça de porco."    E no entanto todos ...
Uma história sobre a aceitação da diferença, originalmente ilustrada com figuras feitas com base em retalhos de tecidos, que marca a entrada no panorama do livro infantil da editora Bags of Books.
  
"O Gatinho e a Neve" de Joel Franz Rosell e Constance v. Kitzing.

Brancos como a neve, escuros como o carvão. A amizade entre o Gatinho e a Coelhinha é uma história de integração entre as duas espécies que, tal como as pessoas, podem ser iguais mas diferentes. Da coleção Livros para Sonhar da Kalandraka!



 E é claro que faltava ainda este  "Não faz mal ser diferente" de Todd Parr



 É um livro muito doce, as imagens são deliciosas, com cores apelativas e desenhos engraçados. Permite trabalhar a diferença a todos os níveis e é ideal para se apresentar às crianças desde o pré-escolar até ao 1.º Ciclo.
A parte do “Não faz mal querer comer na banheira” pode não ser lá muito boa ideia, mas é divertida, bem como a parte do “Não faz mal ajudar um esquilo a apanhar nozes”.


      E já agora, do mesmo autor, também fica a sugestão de "O Livro da Família" que nos fala de todos os tipos de famílias, desde as que gostam de comer coisas diferentes, àquelas que têm dois pais ou duas mães.

    Sem comentários:

    Enviar um comentário