quinta-feira, 30 de abril de 2015




 

Trabalhos sobre o Dia do Livro e dos Direitos de Autor

Já aqui deixamos alguns trabalhos sobre este dia, mas faltavam alguns. E como não os podíamos deixar de fora porque são a mostra do esforço das crianças do 2ºA, aqui estão eles. Foram feitos após a leitura do livro"É um livro" de Lane Smith.











quinta-feira, 23 de abril de 2015


23 de Abril - Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor

O Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor foi criado em 1995, pela Unesco (Organização das Nações Unidas Para a Educação, a Ciência e a Cultura). Passámos a comemorar, em todo o mundo, o Dia do Livro. Mas como o livro não nasce sozinho, também se resolveu estender a comemoração ao direito daquele que o escreve: O autor!
O autor é o poeta, o romancista, o cientista, o filósofo, o professor. É quem cria o conhecimento e também quem transmite esse conhecimento.
O direito desses criadores é garantido por lei. Quem cria o livro tem direito a ter a sua obra protegida. A obra tem que ser reconhecida como fruto do trabalho de alguém. Quando alguém copia um trecho de um livro ou faz fotocópias de uma obra, está a ferir o direito do autor.
O amor pelos livros, que se pode ir desenvolvendo desde a infância, inclui o respeito por aqueles que deram a sua contribuição ao progresso social e científico da humanidade. Mas, para que um livro chegue às nossas mãos, não basta que um autor o escreva. Muita gente trabalha para transformar uma obra num livro, como o tradutor, o ilustrador, o revisor, o editor, o distribuidor, o livreiro.
E o leitor?
Todos nós também ajudamos a criar os livros!
Afinal, sem o leitor, eles não existiriam.
O livro merece o nosso respeito e o nosso amor.
Ninguém nasce a gostar de ler.
Ler é algo que se aprende devagar e nos acompanha toda a vida.
O livro é uma forma universal de transmissão de conhecimento.
O livro une culturas diferentes e  países distantes entre si. 
As escolas do nosso Agrupamento e as respetivas Bibliotecas resolveram parar para refletir sobre a importância deste dia e ler textos sobre o tema “Palavras do Mundo”.

Horário:às 9 horas ou às 14:15h.

As leituras do 1º ano





E aqui ficam alguns exemplos das leituras, que muito entusiasmaram os alunos.



Trabalhos feitos a partir das leituras

A obra lida foi "O meu livro" de Pedro Reisinho



E este foi o livro apresentado aos alunos do J.I
 

quarta-feira, 22 de abril de 2015

Michael Jackson - Earth Song


Dia da Terra

Todos os anos, a 22 de abril se celebra o Dia Mundial da Terra.  
A data foi criada em 1970, pelo senador norte-americano Gaylord Nelson que resolveu realizar um protesto contra a poluição da Terra, depois de verificar as consequências do desastre petrolífero de Santa Barbara, na Califórnia, ocorrido em 1969. 
Gaylord Nelson, desenvolveu esforços para conseguir colocar o tema da preservação da Terra na agenda política norte-americana. A população aderiu em força e mais de 20 milhões de americanos se manifestaram a favor da preservação da terra e do ambiente.
Assim, todos os anos, no dia 22 de abril, milhões de cidadãos em todo o mundo manifestam o seu compromisso na preservação do ambiente e da sustentabilidade da Terra. 

Neste dia de cariz educativo escrevem-se frases e poemas sobre a importância do planeta Terra nas escolas, entre outras atividades. 

Na escola de Colaride,  também se comemorou este dia nas salas de aula e os alunos fizeram alguns trabalhos sobre o tema. 

Como os trabalhos ainda não chegaram, deixamos aqui um óptimo trabalho de Michael Jackson, que nos fala do nosso planeta...


terça-feira, 21 de abril de 2015

Share the Buzz | WEG | Whole Foods Market



Hoje, através deste pequeno filme, deixamos um alerta: as abelhas estão a desaparecer!!!
Causas? A poluição, os pesticidas e outras...
Sem elas corremos o risco de ficar sem alimentos. Elas fazem a polinização, que permite que as plantas se reproduzam e cresçam.
TEMOS QUE PROTEGER O AMBIENTE!!! E AS ABELHAS!!! TEMOS QUE PLANTAR FLORES PARA ELAS SE ALIMENTAREM...

domingo, 19 de abril de 2015



 "O Planeta Limpo do Filipe Pinto".
Hoje deixamos aqui uma sugestão- este livro. E também há o jogo...



“O Planeta Limpo do Filipe Pinto” não é, apenas, o teu livro! É, sobretudo, a tua viagem, repleta de aventuras, ao planeta imaginário do jovem músico Filipe Pinto! Pela mão do Filipe Pinto, terás oportunidade de conhecer os recantos e encantos da floresta, cruzando-te com os seus simpáticos habitantes, as mais diversas criaturas da natureza, e percebendo, na primeira voz, o impacto negativo das más ações humanas na existência e na sobrevivência de todos os seres vivos. Estás preparado para esta pequena aventura? Queres ser a personagem principal desta história, ajudando o Filipe Pinto, o Tobias, o Tito, a Julieta e a Micas a melhorar o Planeta e o Ambiente? Então, agarra-te a este livro e mergulha em “O Planeta Limpo do Filipe Pinto”!
“O Planeta Limpo do Filipe Pinto” é um projeto que engloba, também, um CD, um DVD e um Jogo. Dentro do livro encontrarás a chave de ativação que te dará o acesso online ao jogo multimédia.


Vídeo de Demonstração - Jogo "O Planeta Limpo do Filipe Pinto"


O Planeta Limpo

Aqui fica a demonstração do jogo de que já vos falei...



sábado, 18 de abril de 2015

50 obras de arte que toda a gente deve ver




Emigrantes - de Almada Negreiros






Algumas são portuguesas. Eis alguns exemplos.




Pintura de Júlio Resende na estação do metro do Jardim Zoológico

Almoço do Trolha - Júlio Pomar
Rei D. Sebastião - Cutileiro

Painéis de S. Vicente - Nuno Gonçalves


50 livros que toda a gente deve ler


50 livros que toda a gente deve ler

Alguns destes livros são grandes obras de autores portugueses. Ficam aqui alguns exemplos...